Central de Atendimento: 11 2976-1282 | 11 3804-5194 | Blog Especial Chocolates

Drinks e Chocolates

Drinks e Chocolates

Drinks e Chocolates

Drinks e Chocolates

Com que bebida você provaria um chocolate amargo? Seria a mesma que combinaria com um chocolate branco? Provavelmente não. Convidamos você para desfilar uma experiência sensorial e harmonizar diferentes marcas de chocolates amargo, ao leite e branco com bebidas que vão do chá ao rum.

A harmonização funciona com elementos específicos, como um determinado chocolate e uma bebida feita de uma maneira específica. A combinação segue linhas genéricas, como vinho tinto com carne vermelha, mas não deixa de resultar em um sabor agradável.

Chocolate branco com Cardhu (Cardhu é a única destilaria escocesa fundada por uma mulher em 1824. E o malte da Cardhu, por coincidência ou não, caracteriza-se por ser leve, delicado e frutado. Do total de single malts produzido pela destilaria, 70% são utilizados na produção dos blended whiskies da família Johnnie Walker)

O Cardhu traz notas de especiarias, baunilha, anis, pimenta e até mesmo de chocolate. Elas potencializam o sabor de chocolates mais doces, como o branco e chocolates com camada de leite no interior. Coma um pouco do chocolate primeiro e tomar o whisky com duas pedras de gelo depois.

Chocolate amargo com Singleton (Whisky produzido na destilaria de Dufftown desde 1896, e The Singleton of Dufftown continua a tradição de usar uma fermentação mais lenta e uma abordagem cuidadosa e artesanal.)

O Singleton tem notas mais intensas de laranja, uvas passas, raspberry e amoras. O Singleton vai trazer o lado doce ao chocolate. Recomenda-se servir o whisky puro, sem gelo, e tomar um gole dele antes de comer o chocolate.

Trufa de chocolate ou fondue com Johnnie Walker Gold Label Reserve

Sugere-se deixar a garrafa de whisky por duas a três horas no congelador para adquirir consistência licorosa e aveludada. As notas defumadas são atenuadas e as de mel e frutas são ressaltadas. Fica perfeito para tomar com trufas que trazem combinações como chocolate preto e branco, chocolate com pimenta, toques de canela ou com chocolate amargo. Outra recomendação é servir o whisky em taças de champagne para concentrar a explosão de aroma da bebida. O mesmo vale para acompanhar fondue de chocolate com morangos.

Chocolate amargo com rum Zacapa

Envelhecido por 23 anos, o rum Zacapa tem notas adocicadas, com toques de baunilha, leve tostado, uva passas, amoras, manzanilla española e uva. É perfeito para uma pedra de gelo e acompanhar o chocolate amargo. Da mesma forma que o Singleton, o rum vai acrescentar intensidade ao chocolate.

Drinques

Patrón Espresso – O drinque leva licores de café e de amêndoas, tequila El Jimador e café expresso para chegar à altura do chocolate amargo. Café com chocolate é a combinação mais comum, então coloque tequila para dar um toque mais doce, porque é feito de agave. A composição é por semelhança: o drink amargo faz com que o chocolate pareça mais doce, e a combinação pode ser feita com chocolates com teores altos de cacau.

Trufas ao leite e rum Bacardi 8 anos – Para sentir melhor os sabores desta harmonização, sugerimos provar antes o rum e em seguida o chocolate. O rum é feito de melaço e é uma bebida doce, como o bourbon. São bebidas menos agressivas ao paladar e que acentuam o sabor do açúcar tanto da bebida quanto do chocolate. A combinação faz sobressair o recheio cremoso do chocolate com sabor amanteigado.

Chocolate branco e drink de Malibu com Licor 43 – Como o chocolate branco apresenta notas de baunilha e coco, escolhemos uma bebida com notas similares, mas quebrou a doçura de ambos com um pouco de Bacardi. As notas de baunilha e chocolate se sobrepõem ao doce do chocolate, o rum evita que o paladar fique doce demais.

Chá

Bombom de chocolate branco (com ganache de chai) e Blend Kingston (chá escuro da tribo Lahu, da Tailândia, com banana e pimenta da Jamaica) – Este chá é digestivo e é perfeito para alimentos gordurosos como o chocolate branco, feito basicamente de manteiga de cacau. O doce do chocolate ressalta o doce da banana e no retro gosto é possível sentir as especiarias do bombom. O chocolate predomina completamente, por isso o ideal é trabalhar com chás de sabor mais forte como o oolong, o preto e o escuro, como o Pu-Erh.Língua de gato (chocolate ao leite) e Blend Badulla (chá preto com castanha-do-pará, cardamomo e anis) – Optamos por contrastar sabores nesta harmonização: o amargor do chá preto com o leve sabor caramelo do chocolate ao leite. “O primeiro gole de chá quente cria uma mistura explosiva. O amargor se açucara. O chá quente dissolve o chocolate e leva as especiarias e o doce caramelizado a dançar por toda a boca.

docepecado

0 Comentários

Escreva sua experiência...