Central de Atendimento: 11 2976-1282 | 11 3804-5194 | Faça seu Login | Blog Especial Chocolates

Cerveja e Chocolate Parte 1

Cerveja e Chocolate Parte 1

Cerveja e Chocolate Parte 1

Cerveja e Chocolate Parte 1

Que cerveja é algo muito bom e saboroso todos já sabem, o que alguns ainda não sabem é que a bebida faraônica pode ficar ainda melhor quando harmonizada corretamente, com chocolates.

Aí vão algumas dicas de harmonização de uma boa cerveja com um bom chocolate.

Antes das dicas, siga esta sequência para uma boa harmonização:

  1. Beba um pequeno gole da cerveja.
  2. Coma um pedaço do chocolate (ou do que estiver harmonizando).
  3. Beba um gole um pouco maior da cerveja.

Chocolate ao Leite

Por serem mais doces, até um pouco caramelado as vezes, este tipo de chocolate harmoniza bem com cervejas do estilo Dubbel ou Trapista como são mais conhecidas (amargor frisante, aromas com notas de cereais e teor alcoólico variando entre 6 – 8%.), os maiores produtores desse estilo de cerveja são de origem Belga e isso não é uma mera coincidência quando falamos de cerveja e chocolate.

Chocolate meio amargo

Para os que não gostam do amargor da cerveja, sim, existe quem não goste, uma boa harmonização com esse tipo de chocolate pode até “sumir” com o amargor do liquido precioso. Uma boa harmonização para chocolates meio amargo (teor de cacau 50%) são com certeza as de estilo Pale Ale (Além da variação perceptível em sua tonalidade, as cervejas Pale Ale carregam um peculiar aroma terroso e herbal. O seu corpo, que fica mais robusto e espumoso pela fermentação, pode ganhar um sabor que remete ao caramelo. As notas frutadas também podem ser sentidas). 

Chocolate Amargo

Chocolates amargos são feitos a partir de uma quantidade elevada de cacau, acima de 66% de cacau em sua composição, o que o torna amargo obviamente. Cervejas mais robustas e cremosas são uma excelente pedida de harmonização para esse tipo de chocolate, o que fará realçar ainda mais o sabor de ambas, o que é fantástico. Ou seja, precisamos de uma cerveja de bastante presença, como por exemplo uma Stout ou Dry Stout,  com sabor complexo e frequentemente bastante intenso, com quantidades variáveis ​​de malte / grãos torrados, amargor médio a agressivamente alto podem sugerir chocolate, cacau e / ou café forte. Harmonizam de forma tão brilhante com esse tipo de chocolate que parecem ter sido feitos um para o outro.

Agora é com vocês… experimentem, degustem, bebam com moderação e nos contem o que acharam dessas harmonizações.

docepecado

1 Comentário

PAULA2 meses ago

achei muito interessante , nunca pensei neste tipo de harmonização, vou testar

Reply

Escreva sua experiência...